O governador Romeu Zema e a comitiva do Estado de Minas Gerais realizaram uma visita técnica às fábricas do grupo Changchun Railway Vehicles (CRRC) em Changchun, na China. Esta visita teve como objetivo conhecer as inovações tecnológicas e os processos de produção da empresa, que é referência mundial na fabricação de trens. O intuito é garantir que a nova frota de trens para o metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) atenda aos mais altos padrões de qualidade e modernidade.
Durante a visita, Zema teve a oportunidade de conhecer um dos novos trens que farão parte do cotidiano dos usuários do metrô, enfatizando a importância desta tecnologia para a melhoria da mobilidade na região. “Nossa população merece um sistema de transporte eficiente e seguro”, afirmou o governador.
A comitiva também visitou a fábrica da Joint Venture da CRRC com a Alstom, que é responsável pela produção de componentes essenciais para os novos trens. Os painéis elétricos e o console de operação são fabricados localmente, antes de serem enviados para a fábrica principal da CRRC Changchun, onde ocorrem os testes e a montagem final.
O histórico da CRRC no Brasil é robusto, com trens já operando no Metrô Rio e na Supervia. Essa experiência previa um alto nível de confiabilidade e qualidade. Zema destacou a especialização da fabricante, mencionando que a empresa produz até trens-bala que circulam em países como a China. “Isso garante que o nosso metrô terá a mais alta tecnologia disponível”, frisou.
O governo de Minas, por meio da Metrô BH, responsável pela operação e expansão do sistema metroviário, já antecipou a compra dos 24 novos trens previstos para a RMBH. A expectativa é de que 10 desses trens comecem a operar até o final de 2026, com a entrega de todos os 96 vagões prevista para ser concluída em um prazo recorde, com investimento aproximado de R$ 700 milhões.
A previsão é que os quatro primeiros vagões sejam enviados ao Brasil até setembro de 2025, dando início aos testes técnicos e operacionais. Estes testes são fundamentais para assegurar conforto e segurança aos usuários. Zema expressou seu orgulho com o avanço do projeto: “Ver a transformação do transporte urbano é um marco para Minas Gerais.”
A superintendente de Logística de Transportes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Larissa Albuquerque, esteve presente na comitiva e ressaltou a importância dos novos trens. “Após anos de espera, essa é uma conquista histórica para a população. Os novos trens trarão segurança, conforto e eficiência à Linha 1 do metrô e à nova Linha 2 que será inaugurada”, disse.
Investimentos e Concessões
O investimento total para a concessão do metrô da RMBH é de R$ 3,7 bilhões, com colaboração entre o Governo de Minas e o Governo Federal, além de aportes da iniciativa privada. As obras de modernização da Linha 1 estão em andamento, junto com a construção da nova Linha 2.
A expectativa é que, com as obras finalizadas, o metrô da RMBH passe a transportar uma média de 223 mil passageiros por dia, aumentando significativamente a capacidade em relação à situação atual.
Perfil do Grupo CCR
Com sede em Pequim, o grupo CRRC opera com 46 empresas e cerca de 180 mil colaboradores. A empresa destaca-se por sua variabilidade de produtos de alta tecnologia, abrangendo trens de alta velocidade, locomotivas e vagões de carga, atuando em 24 países ao redor do mundo com um total de 9,5 mil veículos produzidos até o momento.