Relacionadas
O Governo de Minas emitiu um alerta para a população sobre a previsão de queda de temperatura e possibilidade de geada nos próximos dias. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), junto com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), indicaram que uma frente fria deve provocar uma acentuada diminuição nas temperaturas em várias regiões do estado.
A previsão é de que, a partir da madrugada de quarta-feira, as temperaturas comecem a despencar no Sul, Oeste, Campo das Vertentes e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Na quinta-feira, a queda começará a atingir as regiões do Norte do estado. Entre os dias 12 e 14, estima-se que as temperaturas mínimas possam ficar abaixo de 6ºC em diversas áreas do Centro-Sul, especialmente no Leste do Triângulo Mineiro, na RMBH, na Zona da Mata, e no Oeste e Campo das Vertentes.
Essas condições climáticas também aumentam a probabilidade de geada em partes do estado. Regiões como o Leste do Triângulo Mineiro, sul da região Central, Oeste, Campo das Vertentes, sul da RMBH e a Zona da Mata correm o risco de geada fraca. Já na Serra da Mantiqueira, as previsões indicam geada moderada a forte, com a expectativa de temperaturas negativas em locais isolados. No Caparaó, a geada é esperada durante a madrugada e as primeiras horas da manhã de sábado.
Para que a população esteja sempre informada sobre as condições climáticas, é possível se cadastrar gratuitamente para receber alertas enviando o CEP por SMS para o número 40199.
Dicas de Prevenção
- Vista roupas quentes em camadas, certificando-se de proteger bem mãos, pés, cabeça e o pescoço.
- Beba água com frequência ao longo do dia, mesmo sem sentir sede, para evitar a desidratação.
- Mantenha os ambientes ventilados, mesmo com janelas parcialmente abertas, para reduzir o risco de doenças respiratórias.
- Use hidratantes corporais e protetor labial para prevenir o ressecamento da pele e dos lábios.
- Redobre os cuidados com crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias e animais de estimação, que são mais vulneráveis nessas condições.
- Em caso de emergência, contate: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil, 192 Samu.